domingo, 2 de junho de 2013



IGNEZ DOS SANTOS YOKOYAMA (Cursista) 
Marília-SP 

Trabalho no CEEJA (educação de jovens e adultos) em Marília, 
meu objetivo é buscar capacitação para enriquecimento de minha prática pedagógica. 
Já estou na linha final para a aposentadoria.

Meu relato de leitura
Não tive o privilégio de estudar na minha infância, porque na época os pais achavam que escola era só para homem. Cursei Ensino Supletivo e depois, com muita garra e dificuldades, o Ensino Médio e a Formação Docente. Por este motivo tinha pavor de me expor e ler era uma tortura, fui superando  os traumas e com perseverança consegui chegar até aqui. A leitura começou a fazer parte de minha vida depois de adulta porque tinha de me virar sozinha para estudar os conteúdos da escola regular e da faculdade.Eu me atrelava apenas a leitura dos livros obrigatórios no Ensino Médio, os clássicos de literatura, Machado de Assis, que eu não entendia muito bem, Guimarães Rosa, sobre seca do nordeste e lembro-me que fiquei horrorizada na época com o cortiço de Aloisio de Azevedo que falava sobre um relacionamento de um menino com uma senhora. Demorou para ter gosto pela leitura.
Hoje, que mais gosto de ler são atualidades, a Bíblia e contos. Leio quando necessário, não tenho hábito de procurar livros, mas na oportunidade prefiro assuntos referentes a meu trabalho ou saúde e vida saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário