terça-feira, 4 de junho de 2013


Sérgio de Oliveira Garcia
Pessoal achei muito interessante a reportagem abaixo li e quero compartilhar.
Reportagem interessante! Depois da leitura me indaguei!
Extra, Extra
O número 1 é primo!
“ os números primos não podem ser escritos como produtos de outros números. Portanto, um número primo não é múltiplo de outros números, além de 1 e ele mesmo”
Cydara Cavedon Ripoll, professora de matemática na UFRGS, destacou a frase num livro didático e reclama: “Portanto, 1 é primo!”
Qual é a consequência desse paragrafo?
Cydara explica:”1 é primo!” Há muitas definições semelhantes a essa em livros didáticos, e todas têm essa característica comum: o autor esquece de excluir da definição o numero 1. Qualquer pessoa que já tenha escrito um parágrafo sobre matemática sabe que a coisa mais fácil do mundo é se esquecer de excluir o numero 1 da definição de primo: todo autor sabe que números primos servem de bloco básico para a construção dos outros inteiros, e todo mundo acha natural pensar no 1 também como um bloco básico de construção de inteiros... Como resultado, até autores competentes ás vezes definem os números primos de modo que o 1 cabe na definição.
De fato, a exclusão da unidade na definição de número primo é arbitraria, no sentido de que é uma escolha. O número 1 tem todas as características de3 um numero primo, pois seus únicos divisores positivos são 1 e ele mesmo. Porém, se os matemáticos incluíssem o número 1 na definição de primo, ganhariam um único número primo ( o próprio 1) e transformariam todos os outros em números compostos. É óbvio que uma definição dessas não serviria de nada, pois os matemáticos queriam justamente escolher, entre os números naturais, aqueles que não fossem múltiplos de 2, depois os que não fossem múltiplos de 3, depois os que não fossem múltiplos de 5, e assim por diante. Esse conjunto de números (2,3,5,7,11,...) contém segredos bem mais interessantes sobre os números do que o conjunto (1) poderia conter.

Texto páginas 59 e 64, extraído da Revista Cálculo matemática para todos, edição 25 – Ano 03- 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário